Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relator apresenta parecer sobre denúncia contra Temer na CCJ

E presidente negocia apoio para evitar que parecer seja aprovado

Repórter Nacional

No AR em 10/07/2017 - 12:51

Uma fila de jornalistas está formada na frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desde às 8h. Vários profissionais de imprensa se aglomeram para acompanhar a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, prevista para às 14h30, onde será analisada a denúncia por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.

O relator da denúncia é o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ). Apesar de ser do mesmo partido do presidente, Zveiter é considerado de uma ala mais independente da legenda. Depois da leitura do relatório, os deputados vão decidir se acatam ou não a denúncia na comissão. O quórum é simples. Para a denúncia passar é necessária a anuência de pelo menos 34 integrantes. 

Mesmo se for aprovada na CCJ, a denúncia ainda precisa passar pelo plenário, onde será necessária autorização de pelo menos 342 deputados para que seja aberto o processo contra o presidente Temer, no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação será nominal e por processo eletrônico. Os deputados vão dizer sim ou não ao relatório de Zveiter. 

Se o calendário da comissão for cumprido, os deputados têm condição de votar o processo na quinta-feira (13) à noite. O presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), fechou um acordo para que a votação não ocorra de madrugada. 

A defesa de Temer já foi entregue à CCJ, e nela o advogado afirma que não há provas do envolvimento do presidente da República em nenhum crime e que a denúncia se baseia em suposições.

Outros destaques desta edição do Repórter Nacional: - Receita libera consulta ao segundo lote do Imposto de Renda; -  Agências da Caixa abrem mais cedo para pagamento das contas inativas do FGTS; - No Rio, final de semana violento no futebol: 13 detidos e um torcedor morto.

Ouça íntegra do programa no player acima.

 

 

Criado em 10/07/2017 - 12:55

Mais do programa