Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara trabalha na elaboração de projetos da reforma política

Três comissões discutem propostas para reforma política no Brasil

Repórter Nacional

No AR em 14/08/2017 - 14:12

Repórter Nacional desta segunda (14) apresenta três comissões da Câmara dos Deputados que discutem propostas para reforma política no Brasil.

Uma delas é a comissão especial que sugere mudanças no sistema político eleitoral brasileiro. Depois de ser suspensa na última semana por falta de quórum, os deputados voltam a se reunir, nesta terça-feira.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer votar a proposta em plenário até o fim do mês, para depois encaminhar ao Senado. Mas para que o texto seja discutido e votado em plenário, a comissão especial precisa votar dois destaques restantes, que são propostas alternativas ao documento do relator Vicente Cândido, do PT de São Paulo. Um desses destaques é o que propõe que um candidato possa disputar mais de um cargo, majoritário e proporcional, em uma eleição.

Clique no player abaixo e ouça o Repórter Nacional.

O outro pretende suprimir o artigo que estabelece que o suplente de senador seja o deputado federal mais votado do partido.

Também volta a ser discutida esta semana a proposta de emenda à Constituição que veda as coligações nas eleições proporcionais. A relatora da proposta, deputada Shéridan Oliveira, do PSDB de Roraima, acredita que as propostas entrem em vigor já nas próximas eleições.

Também tramita na Câmara uma proposta de emenda à Constituição que sugere incluir no rol de cargos privativos de brasileiros natos o de Senador da República, de Governador e Vice-governador e de Ministro das Relações Exteriores.

Criado em 14/08/2017 - 14:22

Mais do programa