Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reforma política está quase pronta para ser votada em plenário

Comissão da Câmara ainda precisa votar dois destaques para alterar o projeto. A nova sessão foi marcada para a próxima terça-feira (15)

Repórter Nacional

No AR em 11/08/2017 - 09:29

O texto da Reforma Política aprovado na Comissão da Câmara, por enquanto, manteve o Distritão para as próximas eleições e o Distrital Misto para 2022. Ainda faltam votar dois destaques que podem mudar o texto antes de ir ao plenário.

O sistema do Distritão foi aprovado para ser uma transição para o Distrital Misto. Mas parlamentares de diversos partidos, tanto do governo quanto da oposição, dizem que vão tentar derrubar o Distritão no Plenário.

Neste sistema, os deputados são eleitos entre os mais votados em cada estado como ocorre nos pleitos de Senadores, acabando com o sistema proporcional, que distribui os votos de quem não foi eleito entre os candidatos do mesmo partido ou coligação.

No Distrital Misto, que começaria a valer em 2022, o eleitor tem dois votos, um para a eleição majoritária, onde os mais votados de cada distrito vencem, e outro para uma lista fechada dos partidos.

A exceção é a eleição para vereadores, que se mantém com as regras de hoje.

Ainda faltam ser votados dois destaques para alterar o projeto. A nova sessão foi marcada para próxima terça-feira (15). 

Ouça o jornal na íntegra:

 

Confira outros destaques do Repórter Nacional desta sexta-feira (11):

- Processo contra Temer fica suspenso até o fim do mandato

- Julgamento sobre o uso do amianto no Brasil deve ser concluído na semana que vem

Mais do programa