Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Seis brasileiros mais ricos concentram a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres

Pesquisa coloca o Brasil na categoria dos países de desigualdade extrema

Repórter Nacional

No AR em 26/09/2017 - 00:08

Os seis brasileiros mais ricos concentram a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres, uma multidão que corresponde a praticamente a metade da população brasileira. Esse é o resultado do estudo da ONG internacional Oxfam: "A distância que nos une, um retrato das desigualdades brasileiras".

A pesquisa coloca o Brasil na categoria dos países de desigualdade extrema. O décimo mais desigual do mundo, num ranking de 140 países. Segundo o estudo, uma pessoa que ganha um salário mínimo por mês precisa trabalhar 19 anos para receber o mesmo que um dos super-ricos recebem em apenas um mês.

O estudo também mostra que diminuiu a diferença da renda entre homens e mulheres nos últimos 20 anos, mas a velocidade é tão baixa que se mantido esse ritmo, homens e mulheres só terão salários iguais em 2047. A situação é mais crítica para os negros. Se nada mudar, eles só vão receber os mesmos salários que os brancos em 2089.

Para os responsáveis pela pesquisa é preciso melhorar os serviços públicos, fazer a reforma agrária e garantir uma reforma tributária que aumente os impostos pagos pelos mais ricos para diminuir as desigualdades, como explica a diretora executiva da Oxfam Brasil, Cátia Maia.

Atualmente, 16 milhões de pessoas ainda vivem abaixo da linha de pobreza no Brasil e a previsão é de que até o final do ano 3,6 milhões pessoas acabem ficando mais pobres e voltando para a categoria. 

A Oxfam não divulgou o nome das seis pessoas mais ricas do país, mas disse que a referência é o ranking da revista Forbes.

Confira também nesta edição:

- Leitura da denúncia contra Temer no plenário da Câmara é adiada mais uma vez;
- Governo mantém horário de verão em dez estados e no Distrito Federal

Criado em 26/09/2017 - 00:15 e atualizado em 25/09/2017 - 11:30

Mais do programa