Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Supremo vota hoje pedido de impedimento de Rodrigo Janot

Os ministros devem decidir se mantêm ou afastam o Procurador-geral da República dos casos envolvendo o presidente Michel Temer

Repórter Nacional

No AR em 13/09/2017 - 08:33

Nesta quarta-feira (13), os ministros devem decidir, em plenário, se mantêm ou afastam o Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, dos casos envolvendo o presidente Michel Temer.

Para a defesa de Temer, Janot deve ser considerado suspeito, porque demonstra parcialidade ao atuar nas ações relacionadas ao presidente. O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, discordou e, por isso, levou a decisão para o plenário. 

Também na sessão desta quarta os ministros vão discutir se o procurador-geral pode apresentar uma eventual nova denúncia contra Michel Temer antes da decisão final sobre a validade dos acordos de colaboração premiada dos empresários do grupo J&F. Uma conversa gravada entre Joesley Batista e Ricardo Saud tem indícios de irregularidades no acordo e isso pode invalidar a delação. E o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que os empresários possam deixar a cadeia.

Joesley e Saud se entregaram no domingo e estão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A prisão temporária deles termina sexta-feira. A Procuradoria-Geral da República ainda pode pedir a prorrogação da prisão por mais cinco dias ou a conversão para prisão preventiva. 

E nesta terça-feira (12), o ministro Edson Fachin votou pela rejeição da denúncia contra os deputados Arthur Lira e Mário Negromonte Júnior, do Partido Progressista, por falta de provas. Fachin aceitou a denúncia contra os ex-deputados João Alberto Pizzolatti e Mário Negromonte. O julgamento, na Segunda Turma do Supremo, foi suspenso após o ministro Gilmar Mendes pedir vista. 

Ouça o programa completo no player abaixo:

E ainda nesta edição de quarta-feira (13) do Repórter Nacional:

- Presidente afirma que não interferiu no decreto dos portos;

- Parlamentares reagem à escolha de Marun como relator da CPI Mista da JBS

 

Criado em 13/09/2017 - 08:44

Mais do programa