Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo revela que mais de 80% dos brasileiros vivem em menos de 1% do território nacional

84,6% dos brasileiros vivem em menos de 1% do território nacional

Repórter Nacional

No AR em 12/10/2017 - 23:30

Menos de 1% do território concentra mais de 80% da população Brasileira. É o que mostra um estudo realizado pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que identificou, mapeou e quantificou as áreas urbanas do país.

 

População

De acordo com o estudo, das cinco unidades da federação com maior densidade demográfica, quatro ficam no Nordeste do país. Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio de Janeiro são as unidades mais densas.

Na outra ponta, com as menores densidades demográficas, estão, em sua maioria, estados do Norte. Tocantins, Mato Grosso, Santa Catarina, Roraima e Rondônia, são as unidades da federação com menor número de pessoas por metro quadrado.

O geógrafo do departamento de Gestão Territorial da Embrapa, André Farias, conta que os resultados têm inúmeras aplicações práticas, como subsidiar políticas públicas, estudos demográficos, projetos de desenvolvimento urbano e investimentos em infraestrutura e logística.

Um dos maiores desafios da equipe foi definir conceitualmente área urbana e área rural. Os métodos utilizados pela Embrapa são diferentes do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que produz o senso brasileiro. O IBGE utilizada a delimitação legal que cada município determina para estabelecer seu perímetro urbano e suas áreas rurais. Já o estudo da Embrapa utilizou o conceito estritamente físico, e que é possível de ser identificado por satélite. Logo, por utilizar métodos diferentes, os dados dos dois órgãos apresentam muitas diferenças.

Ainda de acordo com a Embrapa, o trabalho precisará de atualizações a cada década, uma vez que a dinâmica de ocupação do solo não costuma ser rápida e apresenta, proporcionalmente, pequenas alterações em relação ao tamanho do território nacional.

Ouça no player abaixo:

Confira também nesta edição:

- Horário de Verão começa a zero hora de domingo

- Informações reunidas pelo  CIMI indicam aumento da mortalidade infantil indígena

Criado em 14/10/2017 - 00:06 e atualizado em 13/10/2017 - 00:05

Mais do programa