Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anvisa recomenda que pessoas nunca tiveram dengue não tomem a vacina da doença

Ainda não há estudos suficientes para apontar com segurança que indivíduos não possam desenvolver formas mais graves da doença, quando vacinados sem ter tido contato prévio com o vírus da dengue

Repórter Nacional

No AR em 30/11/2017 - 10:49

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que pessoas que nunca tiveram dengue não tomem a vacina que combate a doença. De acordo com a Anvisa, ainda não há estudos suficientes para apontar com segurança que indivíduos não possam desenvolver formas mais graves da doença, quando vacinados sem ter tido contato prévio com o vírus da dengue. Ou seja,  o risco é para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus e forem vacinadas e depois picadas por um mosquito infectado.

A  vacina da dengue que já está no mercado, a Dengvaxia, é fabricada pelo laboratório Sanofi-Aventis. Inicialmente, a bula da vacina será atualizada, enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos a serem apresentados. A Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015. A vacina não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.

Atualmente a vacina da Sanofi é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os 4 subtipos do vírus da dengue. Para as pessoas que já tiveram dengue, o benefício do uso da vacina continua recomendável.

As informações sobre alteração do perfil de segurança da vacina foram apresentadas para a Anvisa nesta semana e a Agência já realizou uma reunião com o laboratório e com o grupo de vacinas da Organização Mundial da Saúde para avaliar o caso.

Clique no player abaixo e ouça o Repórter Nacional.

Ouça também nesta edição:

- STF proíbe uso do amianto em todo o Brasil

- Senado autoriza posse de arma de fogo por moradores da zona rural

Criado em 30/11/2017 - 10:56

Mais do programa