Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PF apura fraude de servidores da CGU no Pará

Operação Controle Institucional desarticulou grupo que burlava procedimentos de fiscalização

Repórter Nacional

No AR em 27/11/2017 - 16:14

Dois servidores públicos da Controladoria-Geral da União foram alvos da Operação Controle Institucional, deflagrada hoje no Pará pela Polícia Federal e pela CGU. A ação desarticulou um grupo que teria burlado procedimentos de fiscalização. Foram expedidos 6 mandados judiciais, sendo 3 de busca e apreensão e 3 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

Segundo os investigadores, os servidores públicos usariam a condição de funcionários para conseguir informações a respeito de fiscalizações realizadas pela Controladoria Geral. Com esses dados, eles teriam feito contato com os representantes dos municípios fiscalizados oferecendo ajuda para amenizar o resultado do pente fino e para realizar a defesa das cidades junto ao órgão fiscalizador.

Também é alvo desta operação um ex-vice prefeito do município de Abaetetuba, no Pará. Esse ex-agente público teria a função de fazer um primeiro contato com os representantes dos municípios fiscalizados, apresentando os servidores públicos.

O caso foi descoberto depois que um prefeito de outra cidade contou à equipe da Controladoria Geral que teria recebido ligações de uma servidora do órgão a pretexto de ajudar o município na fiscalização.

A investigação começou em julho e, ao longo do tempo, foi descoberto que o grupo criminoso teria oferecido serviços a pelo menos mais dois municípios - Cametá e São Félix do Xingu.

Clique no player acima e ouça o Repórter Nacional.

Ouça também nesta edição:

- Semana Nacional da Conciliação começa hoje (27)

Criado em 27/11/2017 - 16:17

Mais do programa