Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reforma da Previdência pode ser flexibilizada, diz vice-líder do governo

Apesar da equipe econômica defender o texto original, o ministro da Fazenda garantiu que o governo discute a viabilidade da reforma e negocia os itens de maior resistência

Repórter Nacional

No AR em 08/11/2017 - 13:03

Após a polêmica em torno da reforma da Previdência, o governo dá sinais de que vai ceder e admite flexibilizar o texto que está na Câmara dos Deputados. Segundo o vice-líder do governo, Darcísio Perondi, do PMDB, governistas devem apresentar uma emenda substitutiva ao projeto original, o que vai trazer mudanças.

A afirmação foi feita após reunião do presidente Michel Temer, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, além de parlamentares.

Segundo Perondi, as alterações devem facilitar a aprovação da reforma. E disse que a mínima deve ser mantida porque há um certo consenso nesse ponto. A proposta prevê atualmente a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Ele também explicou que as alterações devem manter o combate ao privilégio de servidores públicos. Sobre o que pode ser modificado, Perondi admitiu que o ponto que trata do tempo de contribuição ainda pode ser discutido.

Apesar da equipe econômica defender o texto original, o ministro da Fazenda lembrou que é preciso encarar a realidade econômica e também política. Ele garantiu que o governo discute a viabilidade da reforma e negocia os itens de maior resistência. Destacou, ainda, que o Congresso é soberano para aprovar as mudanças nas regras para aposentadoria e que o governo está firme para votar o assunto ainda este ano. No entanto, Rodrigo Maia lembrou que não é possível fixar uma data para votar a reforma.

A reforma da Previdência deve voltar a ser discutida em reunião na noite desta quarta-feira (08) entre o presidente Temer, ministros e deputados. Um novo encontro já está marcado para amanhã (09).

Ouça o Repórter Nacional desta quarta-feira (8) na íntegra:

Confira também nesta edição:

- Operação da PF combate fraudes ao Enem em 13 estados do Nordeste

- Queda de muro deixa morto e feridos no RJ

- Wesley Batista se recusa a responder perguntas de parlamentares na CPI da JBS

Criado em 08/11/2017 - 13:09

Mais do programa