Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil é o país mais perigoso do continente para defensores dos Direitos Humanos

Os casos registrados em 2016 representam 23% de todas as mortes de ativistas no mundo

Repórter Nacional

No AR em 05/12/2017 - 23:30

    O Brasil lidera nas Américas a contagem de defensores de direitos humanos assassinados. De acordo com um relatório da Anistia Internacional somente entre janeiro e agosto deste ano foram 58 mortos uma quantia bastante próxima dos 66 casos ocorridos no ano passado. Os números se referem a tragédias como a Chacina de Pau D'arco,  no Pará, em que 10 agricultores foram assassinados. E como a morte da ativista transgênero, Mirella de Carlo, em Minas Gerais.

Além de ser o pais mais perigoso para defensores dos Direitos Humanos do continente americano os casos registrados em 2016 representam 23 % de todas as mortes perpetradas no mundo ao longo do ano. A assessora da Anistia, Renata Neder afirma que a omissão dos governo contribui para as mortes,  porque elas geralmente são precedidas de outras formas de violência.

A assessora da anistia complementa ainda que o Brasil chegou a criar um programa nacional de proteção a defensores, mas ele foi desmontado antes de ser plenamente implementado  e pede uma resposta institucional urgente diante do aumento de casos registrados a cada ano.

   Desde 1998,  quando foi adotada a declaração sobre defensores de direitos humanos,  estima-se que cerca de 3.500 ativistas foram mortos em todo o mundo. Em 2014 foram 136,  já em 2015 foram 156 e em 2016 foram mortos  281 ativistas, o que mostra uma piora consistente. A América já concentra mais de três quartos desses casos e quase metade dos mortos estavam envolvidos na luta pela terra, por territórios, ou em questões ambientais.

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos informou que "o programa de proteção aos defensores de direitos humanos tem atuado no atendimento e acompanhamento dos casos de ameaça e defensores em todo o território nacional, Segundo o órgão, atualmente, 342  ativistas estão no programa.

Criado em 06/12/2017 - 00:35 e atualizado em 06/12/2017 - 00:35

Mais do programa