Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fundo de Financiamento Estudantil terá novas regras em 2018

As novas regras para o Fies foram sancionadas nesta quinta-feira (7) pelo presidente Michel Temer

Repórter Nacional

No AR em 07/12/2017 - 23:30

As novas regras do Fies começam a valer no ano que vem para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018. 

O texto foi sancionado pelo presidente Michel temer nesta quinta-feira (7), em cerimônia no palácio do Planalto.

Em discurso,  Temer  disse mais uma vez que a marca de seu governo é o diálogo e que agora o programa chega a uma nova fase: “O Fies novo se reporta ao Fies antigo, mas é uma novidade. É a educação do século 21, é trazer o país para o século 21”.

A partir do ano que vem, vão existir 3 modalidades. Entre elas, a oferta de vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários-mínimos. 

O ministro da educação, Mendonça Filho também participou do evento e destacou as mudanças no programa. Uma das principais é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.

Também a partir de 2018, ao conseguir emprego e renda, após a graduação, o ex-aluno vai ter o desconto automático no salário. Outra mudança é a devolução do crédito, que começa a partir do primeiro mês após a conclusão do curso.

Para os estudantes que entraram no programa até o segundo semestre deste ano, a migração para o Novo Fies será opcional.

Ouça o Repórter Nacional (23h30) desta quinta-feira (7) na íntegra:

 

Confira outros destaques:

- Maioria do Supremo vota contra assembleias legislativas derrubarem prisões de deputados estaduais

- Prisão dos pilotos do jato Legacy é decretada

Tags:  Fies

Criado em 08/12/2017 - 00:51 e atualizado em 08/12/2017 - 00:51

Mais do programa