Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luiz Fux é o novo presidente do TSE

O ministro toma posse em fevereiro, mas deixa o cargo em agosto, antes das eleições

Repórter Nacional

No AR em 07/12/2017 - 15:25

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elegeu nesta quinta-feira (7) o novo presidente do tribunal. O ministro do Supremo, Luiz Fux, tomará posse em fevereiro de 2018, mas deixa o cargo antes da eleição, em agosto do próximo ano, pegando a fase da pré-candidatura. Em seguida, quem assumirá o posto é a ministra Rosa Weber, também do Supremo. Isso porque Fux termina o prazo de 4 anos no TSE em agosto.

Fux comentou que o Tribunal, em 2018, vai procurar interferir o mínimo nas eleições e firmou ainda que fará um calendário, com mutirões nos tribunais regionais, para julgar casos de candidatos que possam ser enquadrados na lei da Ficha Limpa.

O ministro do TSE não quis comentar se um candidato a presidente condenado em segunda instância poderia concorrer. Disse que só se pronunciará sobre o caso em plenário. Mas em entrevista à Folha de São Paulo, chegou a afirmar que esta situação não faria sentido.

A polêmica envolve o ex-presidente Lula, que foi condenado em primeira instância pelo Juiz Sérgio Moro e aguarda julgamento da segunda instância, no Tribunal Regional Federal da 4ª região, em Porto Alegre.

Sobre as fakes news, notícias falsas divulgadas na internet, o ministro Fux defendeu que o Tribunal deve combater a prática desde que não impeça a liberdade de expressão na rede.

O ministro Luiz Fux ainda ressaltou que o TSE irá trabalhar com as instituições de controle para fiscalizar o financiamento durante a eleição. 2018 vai ser o primeiro ano com as doações empresariais proibidas e com o Fundo eleitoral público para os partidos.

Ouça também nesta edição:

- Forum discute fake news nas eleições

 

Criado em 07/12/2017 - 15:30

Mais do programa