Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres dedicam 9 horas a mais dos que homens a tarefas domésticas, diz pesquisa

Os dados da Pnad contínua foram divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Repórter Nacional

No AR em 07/12/2017 - 14:55

Em 2016, enquanto as mulheres brasileiras levaram em média 20 horas semanais se dedicando às tarefas domésticas e ao cuidado de parentes, os homens se dedicaram nove horas a menos, uma média de onze horas semanais.

A diferença entre os gêneros se mantém também quando a análise é feita levando-se em conta as pessoas ocupadas. Mesmo as mulheres que trabalhavam fora se dedicaram quase três horas a mais aos afazeres domésticos e cuidados com a família do que os homens que trabalharam fora. Os dados, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), foram divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 A análise detalhada dos dados mostra, ainda, que as mulheres assumiram muito mais trabalhos como preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar louça. Noventa e cinco por cento das mulheres realizaram essas tarefas, enquanto, entre os homens, o percentual foi de 58,5%.

 A única tarefa que os homens declararam ter feito mais do que as mulheres foi a realização de pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, eletrodomésticos ou outros equipamentos e, mesmo assim, a diferença não foi tão grande quanto no trabalho de cozinha, com taxa de realização de 65% para os homens e 34% para as mulheres.

 O suplemento Outras Formas de Trabalho 2016 mostra ainda, mais uma vez, a desigualdade entre cor ou raça. No trabalho de cuidado de parentes, por exemplo, 35,3% das mulheres pardas e 34% das mulheres pretas realizaram essas atividades no ano passado, ao passo que, entre as mulheres brancas, a taxa de realização foi de 29,3%.

Clique no player abaixo e ouça a matéria completa.

 

Ouça também nesta edição:

- Ministro do Supremo libera Andrea Neves da prisão domiciliar

- PMDB e PTB fecham questão sobre reforma da previdência

Criado em 07/12/2017 - 15:02

Mais do programa