Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São Paulo fará o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela em fevereiro

A expectativa é vacinar seis milhões e 300 mil pessoas em áreas que integram os chamados corredores ecológicos

Repórter Nacional

No AR em 10/01/2018 - 18:00

O governo de São Paulo anunciou que fará o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela no início do mês de fevereiro. A campanha vai se estender de três a 24 de fevereiro, com a aplicação de doses fracionadas da vacina em 53 municípios prioritários. A expectativa é vacinar  mais de seis milhões de pessoas nas áreas que integram os chamados corredores ecológicos.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, esses municípios ainda não foram alcançados pelo vírus, mas o objetivo é proteger preventivamente a população.

Três parques estaduais da região metropolitana de São Paulo que haviam sido fechados em outubro do ano passado, por conta do risco de transmissão de febre amarela para humanos, foram reabertos nesta quarta-feira (10). Foram encontrados na região macacos mortos infectados pela doença na época.

A orientação agora é que somente as pessoas vacinadas há mais de 10 dias visitem esses parques. Foram afixadas faixas com esta informação na entrada do Horto Florestal, do Parque da Cantareira e do Parque Ecológico do Tietê, todos na zona norte da capital.

O secretário de Saúde do estado de São Paulo, David Uip, destacou que a divulgação dos números da doença no estado será feita às sextas-feiras e que o que será informado apenas casos confirmados. O secretário explicou ainda que não se pode falar em surto em São Paulo.

O estado tem 29 casos de febre amarela silvestre confirmados, desde janeiro 2017, e 13 mortes, todas em área rural. Em relação a mortes e adoecimento de primatas como macacos e bugios, foram  mais de dois mil casos desde julho de 2016, sendo que a febre amarela foi confirmada em 617 animais. Mais 60% desses registros ocorreram na região de Campinas.

O órgão destaca que não há ocorrência da febre amarela urbana desde 1942.

Criado em 10/01/2018 - 19:13 - Episódio Repórter Nacional Edição 18H

Mais do programa