Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Standard & Poor's rebaixa a nota do Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento

A agência de classificação divulgou o rebaixamento da nota do país na noite desta quinta-feira (11)

Repórter Nacional

No AR em 11/01/2018 - 23:30

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou o Brasil para três níveis abaixo do grau de investimento com perspectiva estável. A notícia chegou um dia após o Banco Central comemorar os resultados da inflação, que fechou o ano abaixo da meta.

"Perspectiva estável" significa que a agência vai ter que esperar pelo menos seis meses para alterar ou não a nota do país.

"Grau de investimento" é a garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública.

Ou seja, só daqui a seis meses vai ser possível saber se a nota do Brasil melhora na classificação de uma das mais importantes agências do mundo. E assim, passar a atrair investidores com mais segurança.

No comunicado, a Standard & Poors considera que o país está demorando pra implementar as reformas para reduzir os riscos fiscais. Diz que o progresso está mais lento que o esperado. Há quase um ano, a nota do Brasil estava dois níveis abaixo do grau de investimento e é assim que o país ainda está posicionado nas outras duas principais agências, a Fitch e a Moody's.

Em nota, o Ministério da Fazenda disse que o governo continua empenhado com as medidas de ajuste fiscal e a reforma da Previdência, destacando vários pontos, entre eles a reoneração da folha de pagamentos e o adiamento do reajuste dos servidores públicos. E aproveitou pra pedir o empenho do Congresso na aprovação das reformas e do ajuste fiscal.

Ouça esta edição completa do Repórter Nacional no player acima.

 

Criado em 12/01/2018 - 01:07 e atualizado em 12/01/2018 - 00:31

Mais do programa