Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara Legislativa propõe projeto para corte de verbas de deputados

O projeto foi lido no plenário nesta quinta-feira (01) e ainda vai ser analisado por comissões da casa antes da votação pelo conjunto dos parlamentares

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 02/02/2018 - 09:43

Na abertura dos trabalhos deste ano na Câmara Legislativa do Distrito Federal, repercutiu o projeto de lei assinado por todos os 5 membros da mesa diretora para cortar a verba indenizatória de R$25 mil mensais que os deputados podem utilizar para gastos com material gráfico, gasolina, consultoria especializada, escritório legislativo, entre outros.

O projeto foi lido no plenário nesta quinta-feira (01), e ainda vai ser analisado por comissões da casa antes da votação pelo conjunto dos parlamentares.

Câmara Legislativa do DF

Deputados apontaram um possível caráter eleitoreiro do projeto. Um dos motivos seria a criação de outras verbas para custear os itens hoje pagos com a verba indenizatória. Outra crítica é que a quantia a ser economizada também seria pequena, se comparada ao orçamento da Câmara, de mais de 500 milhões de reais. O deputado Chico Vigilante, do PT, afirma que vai propor que outros cortes sejam feitos de forma mais significativa. No plenário, ele defendeu o corte linear de 10% orçamento da Câmara.

O presidente da Câmara do DF, deputado Joe Valle, do PDT, defendeu o fim da verba indenizatória frente ao apelo popular para que os parlamentares gastem menos. Mas confirmou que existe a possibilidade de criar outras formas de custeio de divulgação gráfica do mandato e de gasolina.

Os parlamentares falaram também de outras matérias que devem ser prioridade na Câmara este ano, que é eleitoral. Um dos temas mais citados foi a regularização fundiária no DF, mas o presidente da Câmara avalia que esse ano, em que setores da sociedade pressionam políticos em troca de apoio, a discussão sobre a questão fundiária pode sair prejudicada. A Lei de Uso e Ocupação do Solo, foi enviada no fim do ano passado pelo Poder Executivo.

Ouça o Repórter Nacional - Brasília (7h20) desta sexta-feira (2):

 

Confira também nesta edição:

- Mais três penitenciárias vão ser inaguradas em Goiás

 

Criado em 02/02/2018 - 09:48

Mais do programa