Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rebelião em presídio do RJ terminou nesta madrugada

O motim começou na tarde de domingo após uma tentativa frustrada de fuga

Repórter Nacional

No AR em 19/02/2018 - 10:12

Foi controlada no início da madrugada desta segunda-feira (19) a rebelião no presídio de segurança máxima Milton Dias, em Japeri, na Baixada Fluminense.

 De acordo com a Seap, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, o motim começou na tarde de domingo (18), após uma tentativa frustrada de fuga. Ainda segundo o órgão, agentes penitenciários que faziam a contagem de presos foram rendidos por um grupo de detentos armados com duas pistolas e um revólver. No total, 18 pessoas foram feitas reféns, sendo 8 agentes penitenciários e 10 internos.

Logo após o início da rebelião, o Grupo de Intervenção Tática da Seap tentou conter o motim e entrou em confronto com os internos rebelados. Três detentos foram baleados. Eles foram levados para o hospital Pedro Segundo, em Santa Cruz, na zona norte do Rio, onde permanecem internados. O estado de Saúde deles é estável.

Em seguida, a Polícia Militar foi acionada e enviou tropas do Bope, o Batalhão de Operações Especiais; do Batalhão de Choque; e de batalhões das cidades da Baixada Fluminense para o presídio. Os militares cercaram o local e deram apoio às equipes da Seap que negociavam o fim da rebelião. Depois de horas de tratativas, os presos rebelados decidiram se entregar e terminaram o motim. Os 18 reféns foram libertados e com os amotinados foram apreendidas as três armas usadas para render os agentes, além de uma granada de efeito moral e uma lanterna.

A rebelião no presídio Milton Dias ocorreu no mesmo dia em que a Seap decretou alerta máximo no sistema prisional do Rio de Janeiro. A medida visa reforçar as ações de revista e fiscalização nas unidades para evitar possíveis tentativas de fuga e rebeliões, após o anúncio da intervenção federal na área da segurança pública no Estado.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira (19) na íntegra:

19-02-18 - REPORTER NACIONAL - BRASIL - 7H, por desconhecido

 

Confira também nesta edição:

- Câmara pode votar hoje intervenção no RJ

- Campanha de vacinação contra febre amarela começa hoje na Bahia

Criado em 19/02/2018 - 10:20

Mais do programa