Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Receita pedirá mais dados sobre bens no Imposto de Renda 2018

O contribuinte terá que informar no caso de imóveis, o número do registro da residência

Repórter Nacional

No AR em 23/02/2018 - 15:59

O Leão quer ter mais informações sobre os bens dos contribuintes, como imóveis e carros, além de dados das aplicações financeiras e contas-correntes.

A Receita Federal que saber, por exemplo, no caso de imóveis, o número do registro da residência e a data de aquisição do patrimônio. Em relação aos automóveis, o contribuinte tem que registrar agora o Renavam do carro na declaração do IR. A Receita também quer saber o CNPJ das instituições de quem tem aplicações no mercado financeiro.

Neste ano, a declaração dessas informações adicionais será opcional, mas a partir de 2019 será obrigatório informar à Receita os detalhes sobre os bens. Outra novidade neste ano é a redução de 12 para oito anos a idade mínima para informar o CPF dos dependentes ou alimentandos. A ideia é que no próximo ano seja obrigatório declarar o CPF de todos os dependentes.

Além disso, a declaração do Imposto de Renda de 2018 traz novidades no layout do programa e um espaço novo que calcula a alíquota efetiva do imposto pago.  O programa para declarar o imposto de renda em 2018 estará disponível para download a partir da próxima segunda-feira (26). Está obrigado a declarar os rendimentos à Receita quem recebeu em 2017 mais de R$ 28.559,70. O prazo para declaração vai de 1º de março até o dia 30 de abril.

A Receita espera um crescimento de cerca de 1% no número de declarantes, algo em torno de 28 milhões e oitocentas mil declarações. Quem não informar os rendimentos à Receita, estará sujeito a multas.

Clique no player acima e ouça o Repórter Nacional.

 

Também foram destaques nesta edição:

- Comissão da Câmara vai a Barcarena para verificar vazamento de resíduos sólidos

- País tem 26 milhões de brasileiros subutilizados

 

 

Criado em 23/02/2018 - 16:13

Mais do programa