Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara aprova crime de importunação sexual e aumenta pena para estupro coletivo

Os textos foram aprovados nesta quarta-feira (07), em sessão presidida por deputadas mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Repórter Nacional

No AR em 08/03/2018 - 08:29

Em uma sessão presidida por deputadas mulheres, a Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (7), uma série de projetos de lei da bancada feminina, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8).

O primeiro projeto aprovado estabeleceu o crime de divulgação de cenas de estupro e aumentou a pena para estupro coletivo. O texto, de origem do Senado, foi alterado para punir com prisão de um a cinco anos aquele que oferecer, vender ou divulgar, por qualquer meio, fotografia ou vídeo que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável.

O crime de estupro, atualmente punido com prisão de seis a dez anos, teve a pena aumentada de um a dois terços nos casos de estupro coletivo, aquele cometido por duas ou mais pessoas. A nova redação também estabelece a pena para os crimes de estupro "corretivo", ou seja, quando há a intenção de controlar o comportamento social ou sexual da vítima.

O projeto inclui ainda o crime de importunação sexual, que é a prática de ato libidinoso na presença de alguém sem que essa pessoa concorde. Atualmente, o Código Penal enquadra a importunação sexual como contravenção penal, punindo apenas com multa pessoas que se masturbam ou ejaculam em transportes públicos, por exemplo. A matéria volta ao Senado para apreciação antes de ser sancionada.

Também nessa quarta-feira, o plenário aprovou o Projeto de Lei que estabelece a perda do poder familiar (do pai ou da mãe) em caso de feminicídio, de lesões gravíssimas e abuso sexual contra filhos.

Também nesta edição:

- Ministério da Saúde lança ação para diminuir partos cesáreos no Brasil

- Supremo mantém poder do TSE par cassar diretamente parlamentares e governadores

- Titoteio deixa dois mortos e um ferido em praça da Zona Sul do Rio

Ouça o Repórter Nacional:

 

Criado em 08/03/2018 - 09:05

Mais do programa