Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MP investiga decisão que determina mudança das placas de carros no Brasil

Órgão destaca que a troca de placas traz gastos aos donos dos automóveis e lucro para um seleto grupo de empresas

Repórter Nacional

No AR em 18/03/2018 - 09:47

Por meio de uma resolução, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a alteração das placas de automóveis no Brasil para um modelo comum entre os países do Mercosul. O prazo para a troca de placa é de 5 anos e o objetivo é integrar os países do bloco.

Mas o Ministério Público Federal, no Amazonas, instaurou um inquérito civil para apurar se a mudança visou beneficiar determinadas empresas de emplacamento em prejuízo dos proprietários de veículos.

A portaria que instaurou o inquérito destaca que a simples troca das placas, sem a adoção de um sistema interligado entre os Estados-membros do Mercosul, não vai alcançar os objetivos de facilitar a fiscalização e coibir adulteração de placas e roubo de veículos, além de propiciar a livre circulação entre os países que fazem parte do bloco.

O Ministério Público destaca que a troca de placas traz gastos aos donos de carros e lucro para um seleto grupo de empresas. O órgão cita o Código de defesa do Consumidor para embasar a instauração do inquérito civil. Procurado, o Conselho Nacional de Trânsito não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. 

Ouça também no Repórter Nacional:

Jungmann diz que munição que matou Marielle foi roubada da PF na Paraíba

Fachin nega novo pedido da defesa de Lula para evitar prisão

Ação que questiona legalidade da intervenção no Rio terá tramitação abreviada no STF

Ministério da Agricultura suspende venda de carne de frango da BRF para a União Européia

 

Criado em 18/03/2018 - 09:52

Mais do programa