Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF nega liberdade a Antonio Palocci

Ex-ministro está preso preventivamente desde setembro de 2016

Repórter Nacional

No AR em 13/04/2018 - 07:00

O Supremo Tribunal Federal negou, nesta quinta-feira (12), a liberdade do ex-ministro Antônio Palocci por 7 votos a 4.

O julgamento começou nesta quarta-feira (11), e o habeas corpus chegou a ser prejudicado em uma votação apertada, porque ele se referia à prisão preventiva decretada antes da condenação em primeira instância, e não à preventiva que foi mantida pelo juiz federal Sérgio Moro depois da sentença de 12 anos em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mas o relator, ministro Edson Fachin, considerou que era preciso analisar os argumentos da defesa por ordem “de ofício”, quando o juiz não precisa ser provocado por terceiros para decidir. Principalmente para saber se havia excesso de prazo na prisão preventiva. Considerando a quantidade de testemunhas ouvidas, recursos apresentados pela própria defesa que estenderam o andamento do processo, entre outros pontos, Fachin considerou que o prazo é compatível com a lei.

Os ministros contrários ao entendimento do relator afirmam que existe, sim, excesso de prazo, e foi argumentado que a prisão preventiva de Palocci funcionaria como antecipação de pena e também uma manobra para tentar conseguir uma delação premiada, como falaram os ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes.

Já os ministros favoráveis a manter a prisão do ex-ministro afirmam que Palocci continuou a ocultar e movimentar dinheiro com a ajuda de familiares e representantes, o que seria uma demonstração de que ele voltaria a delinquir se fosse solto. E, como todo o valor tido como desviado não foi recuperado, que uma vez em liberdade, Palocci poderia mexer nesses valores para dificultar a recuperação.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Julgamento de denúncia contra Aécio vai ser no dia 17

- Representantes do ministério dos Direitos Humanos vão hoje ao Pará verificar situação em presídio

- Temer participa da 8ª Cúpula das Américas, no Peru

 

Tags:  Antonio Palocci

Criado em 13/04/2018 - 10:35

Mais do programa