Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça Federal suspende benefícios ao ex-presidente Lula

A Sexta Vara Federal em Campinas suspendeu os benefícios de quatro servidores para segurança e apoio pessoal de Lula

Repórter Nacional

No AR em 18/05/2018 - 07:00

A Sexta Vara Federal em Campinas, São Paulo, decidiu suspender os benefícios de quatro servidores para segurança e apoio pessoal do ex-presidente Lula, que cumpre pena por lavagem de dinheiro e corrupção na sede da Polícia Federal, em Curitiba, desde sete de abril. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17).

O benefício é garantido por lei para todos os ex-presidentes, mas em sua decisão, o juiz Haroldo Nader afirma que como Lula está sob a guarda da Polícia Federal, não haveria mais motivos para que os servidores continuassem à disposição do ex-presidente.

O juiz atendeu a ação popular feita pelo coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), advogado Rúbens Alberto Nunes, que também já recorreu à Justiça pedindo o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello.

Em nota, os advogados de Lula comentam que ele não foi notificado sobre a decisão, mas adiantam que a medida causa bastante perplexidade. A defesa cita que mesmo diante da momentânea privação da liberdade, baseada em decisão injusta e não definitiva, Lula necessita do apoio pessoal assegurado por lei e por isso vai recorrer da decisão.

A defesa também argumenta que a ação tem caráter político, já que é promovida por integrantes de movimento antagônico a Lula e com o claro objetivo de prejudicar sua honra e sua dignidade.

A Secretaria Geral da Presidência informou que ainda não foi notificada da decisão judicial que retirou os benefícios do ex-presidente. E afirmou que, ao chegar o documento oficial, vai tomar as medidas determinadas pela autoridade judiciária.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Mais de 250 pessoas são presas em operação contra pedofilia em 24 estados e no DF

- José Dirceu tem até a tarde de hoje para se entregar à Polícia Federal

- MP denuncia gurpo de brasileiros por promoção do terrorismo

- Inscrições para o Enem terminam hoje

- Disque 100: 24% das denúncias são relacionadas à violência sexual contra crianças e adolescentes


 

Tags:  Lula

Criado em 18/05/2018 - 09:25

Mais do programa