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Serviços do INSS passam a ser feitos por telefone ou internet

Segundo o órgão, não vão faltar vagas e ninguém vai ter que esperar para ser atendido

Repórter Nacional

No AR em 17/05/2018 - 10:51

O agendamento para pedido presencial de aposentadoria e outros serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acabou. O serviço vai passar a ser feito por telefone ou pela internet, a partir da próxima segunda-feira (21).

O segurado precisa ligar para 135 ou entrar na sessão Meu INSS, no site inss.gov.br, sem a necessidade de agendar uma ida ao instituto, para levar documentos e formalizar o pedido. Assim, ao ligar ou pedir, pela internet, a pessoa recebe direto o número do protocolo de requerimento.

Com o número em mãos, o cidadão que pede a aposentadoria, por exemplo, acompanha todo o andamento do processo via telefone ou online. A ida pessoal a um posto do INSS só ocorre se houver a necessidade, já no andamento do pedido.

Segundo o INSS, com a mudança, não faltarão mais vagas como costuma acontecer presencialmente e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão vai ser atendido perto de onde mora. O instituto diz ainda que a mudança significa o fim do tempo de espera para ser atendido.

A lista de serviços oferecidos à distância vai aumentar. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer agendamento pelo Meu INSS, em inss.gov.br, ou pelo telefone 135.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (17):


 

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Tags:  INSS

Criado em 17/05/2018 - 10:57

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