Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sobe para oito o número de mortos com suspeita de raiva humana no Pará

Os sintomas da doença são: febre, dores de cabeça e no abdômen, dificuldade para engolir, desorientação, sensibilidade a sons, convulsão, fraqueza muscular e aversão à água

Repórter Nacional

No AR em 21/05/2018 - 12:00

O número de óbitos com suspeita de raiva humana no Pará chegou a oito. Nesse domingo, a Secretaria Estadual de Saúde Pública confirmou a morte de uma criança de oito anos que estava internada na Santa Casa, em Belém, com suspeita de ter contraído o vírus. Do total de mortos, um teve a doença confirmada pelo Instituto Evandro Chagas.

Outros três pacientes permanecem internados no mesmo hospital e mais três estão recebendo cuidados médicos no município de Breves, na Ilha do Marajó. Todos continuam em estado grave.

Os médicos fizeram coletas de sangue dos pacientes para encaminhar ao Instituto Evandro Chagas e também ao Instituto Pasteur, em São Paulo, referência no diagnóstico da doença.

As equipes da Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde estão desde o dia 4 de maio no município de Melgaço, na Ilha do Marajó, para investigar os casos suspeitos.

Os pacientes apresentaram sintomas parecidos, como febre, dores de cabeça e no abdômen, dificuldade para engolir, desorientação, sensibilidade a sons, convulsão, fraqueza muscular e aversão à água. Esses sintomas aparecem devido à proliferação do vírus no sistema nervoso, via corrente sanguínea.

A Raiva Humana é causada pelo RNA vírus do gênero "Lyssavirus", e é transmitida por mordida, lambida ou arranhões provocados por um animal infectado.

Confira também no Repórter Nacional:

 

 

Criado em 21/05/2018 - 15:40

Mais do programa