Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF julga hoje o primeiro processo da Lava Jato

O deputado Nelson Meurer e os filhos dele, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer, respondem a ação penal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Repórter Nacional

No AR em 15/05/2018 - 07:00

O deputado Nelson Meurer, do PP, será o primeiro réu da Operação Lava Jato a ser julgado. O julgamento ocorre na tarde desta terça-feira (15) na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. O deputado e os filhos dele, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer, respondem a ação penal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia da Procuradoria Geral da República, aceita em junho de 2016, Nelson Meurer teria recebido mais de R$ 357 milhões no esquema de desvio de dinheiro envolvendo a Diretoria de Abastecimento da Petrobras entre os anos de 2004 e 2012. Nesta época, Meurer integrava a direção do Partido Progressista.

A acusação tem base na delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que teria sido indicado para o cargo pelo Partido Progressista.

A defesa do deputado pediu que o julgamento fosse adiado porque o ministro Dias Toffoli não vai participar da sessão desta terça-feira, o que, segundo os advogados, poderia prejudicar o réu.

A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra o adiamento e alertou para o risco da ação penal prescrever, ou seja, perder a validade, o que pode ocorrer no dia 21 de junho. Em abril, a PGR já tinha solicitado ao STF que desse prioridade para esta ação penal. Como o deputado tem mais de 70 anos, o prazo para que o crime prescreva é menor.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Sérgio Moro condena ex-diretor da Petrobras e outros 12 na Lava Jato

- Vaquinha na internet por pré-candidatos às eleições pode ser feita a partir de hoje

- Estradas brasileiras tem mais de dois mil pontos vulneráveis para exploração sexual de crianças e adolescentes

Criado em 15/05/2018 - 09:58

Mais do programa