Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhoneiros entregam nova proposta de tabela de frete para ANTT

Documento pede manutenção da cobrança por faixa de quilômetros percorridos

Repórter Nacional

No AR em 15/06/2018 - 09:47

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) informou nesta quinta-feira (14), por meio de nota, que encaminhou nova proposta de tabela de frete de cargas para a Agência Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT). A proposta sugere a manutenção da cobrança por faixa de quilômetros percorridos e por tipo de veículo.

Segundo a Abcam, a nova proposta corrige o problema de cargas especiais, como frigoríficas e perigosas, que estão com preço menor do que as cargas em geral. A associação dos caminhoneiros também afirmou que a mudança garante o mínimo necessário para que o motorista possa sobreviver sem fragilidade. O lucro dos condutores não está incluído nos preços propostos. De acordo com a nota, a tabela sugerida tem valores abaixo daqueles em vigor.

A ANTT confirmou o recebimento e disse que as contribuições de todos os setores estão sendo analisadas pela área técnica da agência e que não há previsão de conclusão dessas análises.

Também nesta quinta-feira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) recorreu ao Supremo Tribunal Federal para pedir que a medida provisória editada pelo Poder Executivo e as portarias da ANTT, que regulam a tabela de fretes, sejam suspensas de forma liminar.

A CNI defende que as medidas são inconstitucionais porque não poderiam ter sido criadas por medida provisória e argumenta ainda que o tabelamento do frete violaria os princípios da livre iniciativa e da livre concorrência.

Ouça também no Repórter Nacional:
- STF impede conduções coercitivas para interrogatório;
- PGR pede mais prazo para investigar Temer e ministros.

Ouça a íntegra no player abaixo:

 

Criado em 15/06/2018 - 10:01

Mais do programa