Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Esposa de Eduardo Cunha é condenada pelo crime de evasão de divisas

Ministério Público Federal acusa a jornalista Cláudia Cruz de usar parte do dinheiro para gastos pessoais fora do país

Repórter Nacional

No AR em 19/07/2018 - 10:53

A 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF-4, em Porto Alegre, condenou, nessa quarta-feira (18), a jornalista Cláudia Cruz a dois anos e meio de prisão pelo crime de evasão de divisas, no âmbito da Operação Lava Jato.

A esposa do deputado federal cassado Eduardo Cunha, do MDB do Rio de Janeiro, ainda pode recorrer. Se a pena for mantida, pode ser revertida em medidas alternativas.

O Ministério Público Federal acusa Cláudia Cruz de usar parte do dinheiro para gastos pessoais fora do país. Há pouco mais de um ano, o juiz federal de primeira instância Sergio Moro absolveu a jornalista por falta de provas, mas confiscou 176 mil francos suíços de uma conta bancária usada por ela. Pelos mesmos fatos, Moro condenou Eduardo Cunha a mais de 15 anos de prisão. O ex-deputado está preso na região metropolitana de Curitiba.

Na decisão do TRF-4, a maioria dos desembargadores contrariou Sérgio Moro e entendeu que Cláudia Cruz cometeu crime de evasão de divisas ao manter uma conta bancária no exterior sem declarar às autoridades brasileiras. Quanto à lavagem de dinheiro, os desembargadores mantiveram a absolvição, também por falta de provas.

O advogado Pierpaolo Bottini, que representa Cláudia Cruz, reiterou que a condenação não foi unânime e anunciou que vai recorrer. 

Também nessa quarta-feira, a 8ª turma do TRF-4 absolveu o ex-deputado federal André Vargas e o irmão dele, Leon Denis Hilário, do crime de lavagem de dinheiro. Eles eram investigados pela compra de um imóvel em Londrina, no Paraná, em 2011.

Ouça também no Repórter Nacional:
- Cai o número de crianças vacinadas no Brasil, de acordo com OMS;
- Brasil já tem 677 casos confirmados de sarampo;
TSE rejeita pedido para declarar Lula inelegível.

 

Ouça a íntegra no player abaixo:

 

Criado em 19/07/2018 - 11:00

Mais do programa