Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PT vai denunciar Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) durante reunião da cúpula do PT, em São Paulo

Repórter Nacional

No AR em 10/07/2018 - 07:00

O Partido dos Trabalhadores vai denunciar o juiz Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) durante reunião da cúpula do PT em São Paulo para avaliar os próximos passos da legenda depois do imbróglio judicial que quase resultou na saída do ex-presidente Lula da prisão. 

Nesse domingo, um alvará de soltura para Lula foi concedido pelo desembargador Rogério Fraveto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª região. Mas em seguida o juiz Sérgio Moro afirmou, em despacho, que o desembargador não tem poderes para autorizar a liberação do ex-presidente. Depois de idas e vindas sobre a soltura de Lula, a decisão final para que ele continue preso foi do presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores.

O Partido dos Trabalhadores voltou a questionar a isenção do juiz Sérgio Moro no julgamento de Lula. É que mesmo de férias no exterior, o juiz foi um dos protagonistas na manutenção da prisão, pedindo à Polícia Federal que a decisão judicial não fosse cumprida. Movimentos sociais ligados ao PT vão questionar a postura de Sérgio Moro no Conselho Nacional de Justiça. 

Para o deputado Federal Paulo Teixeira, um dos autores do pedido de Habeas Corpus para libertar o ex-presidente, Sérgio Moro rasgou a constituição e tem que ser punido.

A assessoria de imprensa da Justiça Federal em Curitiba informou que o juiz Sérgio Moro não irá se manifestar sobre a denúncia no Conselho Nacional de Justiça.

Durante a reunião da cúpula do PT nesta segunda-feira, o partido reforçou que Lula será o candidato à presidência da República e afastou a possibilidade de uma candidatura alternativa.

Segundo a senadora Gleise Hoffman, presidente do PT, a candidatura do ex-presidente Lula vai ser registrada no dia 15 de agosto. 

Militantes estiveram na frente do diretório nacional do partido, no centro de São Paulo. Eles também estão presentes no acampamento em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso há três meses.

E o CNJ recebeu duas reclamações disciplinares contra o juiz Sérgio Moro. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça vai apreciar também oito representações contra o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, devido a sua decisão de liberar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São dois pedidos de providências e seis reclamações disciplinares apresentadas entre esse domingo e segunda-feira, visando a apuração de eventual infração disciplinar cometida pelo desembargador ao acatar pedido de habeas corpus a favor de Lula, protocolado quando Favreto era o plantonista do TRF4.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Odebrecht vai devolver R$ 2,7 bi aos cofres públicos

- Bélgica e França decidem hoje o primeiro finalista da Copa do Mundo

- Caio Vieira de Mello é o novo ministro do Trabalho

 

Tags:  Sérgio Moro Lula

Criado em 10/07/2018 - 10:17

Mais do programa