Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Moreira Franco diz que segurança energética depende de fontes limpas

Ministro de Minas e Energia avaliou que é preciso reduzir o valor da conta de luz

Repórter Nacional

No AR em 14/08/2018 - 07:00

Em entrevista exclusiva a jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro Moreira Franco criticou a quantidade de subsídios a outras áreas com recursos da energia elétrica e cobrou mais transparência.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa média na conta de luz aumentou 13,79%, enquanto o IPCA, que é a inflação oficial, subiu 2,94%. Para Moreira Franco, a produção de energia renovável, também chamada de energia limpa, como a solar e a eólica, pode baixar o valor pago pelo consumidor.

O governo quer voltar os investimentos em geração energética para fontes limpas, independentes do petróleo, e que também não exijam grandes obras de infraestrutura, como ocorre com as hidrelétricas. Wellington Moreira Franco não detalhou qual seria o novo modelo de matriz energética do país, mas afirmou que deve respeitar três princípios.

De toda energia elétrica gerada no Brasil, 82% vem de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 23%, segundo a Empresa de Pesquisa Energética, do Ministério de Minas e Energia.

Ouça no Repórter Nacional:

- Guido Mantega se torna réu na Lava Jato pela primeira vez;

- Políticos cassados terão que pagar gastos com as eleições;

- Rosa Weber assume hoje a presidência do TSE e vai comandar as eleições deste ano

Criado em 14/08/2018 - 09:07

Mais do programa