Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Duas cidades de Minas Gerais estão entre as menos violentas do país

Esta é uma reportagem da série sobre segurança, um dos desafios dos próximos governantes

Repórter Nacional

No AR em 25/09/2018 - 07:00

Duas cidades mineiras dispararam no ranking dos municípios menos violentos do Brasil. O Atlas da Violência 2018 revela números que mostram a redução de crimes e homicídios nos dois municípios. Lavras subiu 16 posições e chegou ao sétimo lugar do ranking. A cem quilômetros dali está Varginha, que saltou mais de 20 posições para se tornar o quinto município de todo o Brasil. A sensação de segurança nas regiões é sentida nas ruas.

A resposta para explicar os bons resultados não é muito simples, mas foi identificado um diferencial até mesmo no policiamento. A Polícia Militar de Minas Gerais executa ações que não somente combatem os crimes, mas os evitam, em alguns casos. E isso aumenta na sensação de segurança da população e melhora os índices, na prática. Segundo o Tenente Coronel Renan Chaves, uma série de medidas podem explicar, da parte da corporação, os bons resultados.

Entre as ações de destaque estão os grupos de whatsapp que a polícia mantém, com a participação da população, tanto em Lavras quanto em Varginha. As redes Vizinho Seguro e Comerciante Seguro deram certo e já existem grupos até das instituições bancárias e de proprietários rurais. Todos registram desde ocorrências em andamento até casos suspeitos.

Segundo o Tenente Coronel, nenhuma das ações traria resultado se as duas cidades não tivessem bons serviços públicos e bons índices na saúde e educação, por exemplo.

Por falar em educação, em Lavras, por exemplo, a taxa de escolarização chega a quase 99%, nas crianças de seis a 14 anos de idade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Varginha, é de quase 98%. A qualidade na educação, junto com outros fatores, é um diferencial no controle da criminalidade, segundo avaliação de Julia Moretto, coordenadora do observatório de políticas públicas da Universidade Federal de Lavras.

Outros fatores se somam aos bons índices: na média salarial, Lavras ocupa a posição 37 de todo o estado, com média de dois salários mínimos e meio, para trabalhadores nos empregos formais. No IDH, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, medido até um, Lavras registra taxa de 0,782. O Produto Interno Bruto de Varginha, por exemplo, é superior a R$ 30 mil per capita, ocupando a posição 53 de Minas Gerais.

O Tenente-coronel Hudson Pinto, do 24º batalhão de Varginha, destaca a boa formação dos policiais, que para entrarem na corporação passam por disciplinas ligadas aos Direitos Humanos, por exemplo.

O Tenente-coronel explica que, em todo o ano passado, foram registrados quatro homicídios em Varginha, mesmo número registrado este ano. Ele explica que essas cidades não registram a existência de facções criminosas, o que tende a piorar os índices de violência de determinada região.

Outros destaques do Repórter Nacional:

- Presidente Temer diz nos Estados Unidos que reforma da previdência será retomada depois das eleições

- Começa a Assembleia Geral da ONU com discurso imprevisível de Trump

- Importunação sexual e a chamada vingança pornográfica agora são crimes previstos em lei

- Argentina tem hoje greve geral

- No esporte, Marta é eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo.

 



 

Criado em 25/09/2018 - 09:37

Mais do programa