Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na região amazônica, tele-consultoria permite que médicos e pacientes tenham acesso à consulta em áreas de difícil acesso

Esta é uma reportagem da série sobre saúde, um dos desafios dos próximos governantes

Repórter Nacional

No AR em 27/09/2018 - 09:17

Postos lotados, falta de medicamentos e médicos, filas para exame. Os desafios da saúde para o próximo presidente vão muito além quando falamos da população da Amazônia, dos povos indígenas e ribeirinhos.

Tiago Alves é clínico geral de umas das quatro Unidades Básicas de Saúde de Tabatinga município brasileiro da tríplice fronteira com Colômbia e Peru. Para chegar à capital, Manaus, só de barco: 4 dias pra ir, sete pra voltar. Avião também faz a viagem, mas o preço é inacessível para a maioria dos moradores da cidade.

Foi por uma tela de televisão que o médico conversou com a nossa reportagem na capital manauara. A conexão é mesma que dá acesso ao médico Tiago ao Telessaúde. O Programa do Ministério da Saúde, que por meio da tecnologia busca melhorar e ampliar o atendimento à saúde.

O programa oferece ferramentas como a tele-consultoria, que permite que médicos e pacientes em tempo real ou não tenham acesso à consulta com especialistas.

No Amazonas, o programa está sediado na Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A coordenadora, Waldeyde Magalhães, explica que os especialistas que dão apoio aos médicos são professores da própria UEA.

Paciente do médico  Tiago em Tabatinga, Maria Graciete Félix, sentia fortes dores nos joelhos. O diagnóstico da doença veio pelo telessaúde.

Segundo a técnica de enfermagem, coordenadora do Telessaúde em Tabatinga, Rosa Macedo, não houve resistência da população em ser consultada pela televisão.

Para a Pediatra Silvana Benzecry, professora da UEA e uma das teleconsultoras, a ferramenta tem uma importância ímpar na Amazônia.

O Ministério da Saúde destaca que existem várias experiências nacionais no SUS, nas instituições de ensino e nos serviços privados que merecem ser compartilhadas com intuito de ampliar a utilização do Telessaúde no Brasil.

No Amazonas, o Telessaúde tem pontos em todos os 62 municípios além de unidades prisionais e áreas indígenas.

 

Outros destaques do Repórter Nacional – Brasil:

- Supremo mantém o cancelamento de títulos dos eleitores que não fizeram cadastro biométrico

-  Eleitores têm só até hoje para pedir segunda via do título

-  Agências da Caixa abrem mais cedo hoje e amanhã para atender cotistas do PIS

-  Ziraldo sofre AVC e está internado em estado grave no Rio

 

Criado em 27/09/2018 - 09:22

Mais do programa