Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tapumes começam a ser instalados no Museu Nacional

Depois que incêndio destruiu a maior parte do acervo, a instalação dos tapumes começou nesta terça-feira.

Repórter Nacional

No AR em 11/09/2018 - 18:00

Uma semana após o incêndio, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, vai a receber tapumes que serão colocados no entorno do prédio histórico. A empresa contratada para o serviço já se apresentou para dar início a montagem.

O diretor administrativo do Museu, Wagner Martins, explicou que as estruturas têm a finalidade de garantir o cercamento da área e impedir o acesso de pessoas não autorizadas. Martins disse que a etapa faz parte do plano emergencial que vai garantir segurança para o início dos trabalhos de resgate e recuperação do acervo que escapou do fogo.

As ações emergências incluem também o escoramento e a cobertura do Museu, para proteger o prédio do vento e da chuva, além da retirada dos escombros. Segundo Martins, elas serão feitas com recursos do Ministério da Educação, que deve repassar, ainda esta semana, 10 milhões de reais.

Ainda de acordo com o diretor, o plano de reconstrução do prédio ainda precisa ser elaborado. Ele terá a participação de equipes do museu, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de técnicos da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O diretor disse ainda que as equipes trabalham com o menor tempo possível e que ele espera que o plano de reconstrução do Museu fique pronto no prazo de 15 dias.

Criado em 11/09/2018 - 20:48

Mais do programa