Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trabalhadores de empresas privadas já podem fazer empréstimo consignado

Nova modalidade utiliza o saldo do FGTS como garantia e o valor total do empréstimo vai depender do valor que o trabalhador tenha na conta do fundo

Repórter Nacional

No AR em 27/09/2018 - 08:52

Os trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada têm a opção de fazer empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. A nova modalidade de crédito utiliza o saldo da conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.

O valor total do empréstimo vai depender do valor que o trabalhador tenha na conta do FGTS. O empréstimo não poderá ser mais do que 10% do valor total  do fundo, que será usado como garantia da transação. Também entra nesse cálculo a multa em caso de demissão sem justa causa. Os valores podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perder o emprego até que ele termine de pagar a dívida.

Os juros desse empréstimo não podem ultrapassar 3,5% ao mês e o prazo de pagamento para quitar a dívida será de até quatro anos.

A medida foi oficializada pelo presidente Michel Temer, que afirmou que a nova modalidade de empréstimo para o setor privado deve aquecer a economia.

 "Isto significa circulação do dinheiro e é isso que ajuda a economia nacional", destacou o presidente.

 

O empréstimo consignado com garantia do FGTS já está disponível para cerca de 38 milhões e 300 mil trabalhadores com carteira assinada e que atendam outros requisitos. Por enquanto, apenas a Caixa Econômica Federal vai oferece essa linha de crédito.

 

Outros destaques do Repórter Nacional – Brasil:

- Supremo mantém o cancelamento de títulos dos eleitores que não fizeram cadastro biométrico;

-  E Eleitores têm só até hoje para pedir segunda via do título;

-  Agências da Caixa abrem mais cedo hoje e amanhã para atender cotistas do PIS;

-  Ziraldo sofre AVC e está internado em estado grave no Rio.

Criado em 27/09/2018 - 09:00

Mais do programa