Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2018: Horário da votação não termina mais cedo no próximo domingo

Por causa dos quatro fusos horários observados no país, a votação não começa ao mesmo tempo em todos os Estados

Repórter Nacional

No AR em 25/10/2018 - 07:00

Uma nova fake news circula nas redes sociais afirmando que, no próximo domingo, todos os eleitores teriam no máximo até as 16h para votar porque, depois desse horário, as urnas deixariam de computar votos.

O professor de educação física Tiago Almeida recebeu a mensagem, pelo WhatsApp, mas logo detectou a mentira. E o Tribunal Superior Eleitoral confirma: a informação é falsa.

Por meio de nota, o TSE esclareceu que as urnas estarão preparadas para funcionar no mesmo horário que funcionaram no 1º turno – das 8h às 17h, no horário local.

Por causa dos quatro fusos horários observados no país, a votação não começa ao mesmo tempo em todos os Estados. No Acre, por exemplo, a diferença de horário com Brasília é de duas horas.

Para evitar que essa diferença seja ainda maior, o TSE pediu que o horário de verão fosse adiado para depois das eleições.

Segundo o tribunal, como não haverá nenhuma mudança nos relógios no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, as urnas estão programadas para funcionar no horário local e não correm o risco de entrar no horário de verão antecipadamente.

Ouça no Repórter Nacional:

- Presidenciáveis se mobilizam na reta final da campanha

- Após ataques, Força Nacional vai fazer segurança de agentes ambientais

- TCU autoriza publicação de edital para concessão de 12 aeroportos

- Comissão mista aprova MP que cria programa de incentivos ao setor automotivo

Criado em 25/10/2018 - 08:54

Mais do programa