Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STJ manda soltar Joesley Batista e ex-executivos do grupo J&F

Joesley foi preso na semana passada pela Polícia Federal, na Operação Capitu

Repórter Nacional

No AR em 13/11/2018 - 08:36

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, determinou a soltura do empresário Joesley batista.

Joesley foi preso na última sexta-feira (9), durante a  Operação Capitu, que investiga favorecimento ilegal ao Grupo J&F.

Na mesma decisão, Cordeiro mandou soltar os ex-executivos do grupo, Ricardo Saud,  Demilton Antônio de castro e Florisvaldo Caetano de Oliveira - os  três também delatores na Lava Jato.

Além deles, outros presos preventivamente também tiveram o pedido de prisão revogada, inclusive o ex-deputado Eduardo Cunha, que vai continuar preso porque está detido por outras operações.

Na noite desse domingo, o mesmo juiz já  havia concedido habeas corpus para dois presos pela Operação: o deputado eleito pelo PP do Mato Grosso, Neri Geller, e Rodrigo Figueiredo, ex-secretário do Ministério da Agricultura.

Na decisão dessa segunda-feira e de domingo,  o ministro  Nefi Cordeiro  afirma  que as prisões foram ilegais, porque  a colaboração com a justiça deve ser sempre voluntária e, mesmo com acordo de delação, esconder fatos não significa prejudicar a colheita de provas sobre o objeto da investigação.

Já o Ministério Público Federal sustenta que Joesley e os outros envolvidos  destruíram provas, e que apesar de terem firmado acordo de delação, esconderam fatos da investigação.

Cordeiro entende que o descumprimento do acordo de delação deve ser punido com a anulação do acordo e não com a prisão preventiva ou temporária.

De acordo com a investigação, em 2014, funcionários do ministério  da Agricultura teriam recebido propina para favorecer o Grupo J&F, do empresário Joesley Batista, com a intermediação do então deputado Eduardo Cunha. 

No dia 9 de novembro, a Operação Capitu cumpriu 56 mandados de busca e apreensão em seis estados, e 15 pessoas foram presas. Entre elas, o atual vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, do MDB, e o empresário Joesley Batista, da JBS.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (13):

 

 

Outros destaques desta edição:

- Paulo Guedes confirma Joaquim Levy  para presidir BNDES

- Jair Bolsonaro diz que não pretende interferir na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados

- Quantidade de Ministérios que formarão novo governo deve ser definida até a próxima semana

- Famílias desalojadas em Niterói receberão novas moradias

Criado em 13/11/2018 - 08:49

Mais do programa