Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Só o tempo poderá apagar o rastro de destruição deixado em Mariana

Ainda não foi possível medir o tamanho do prejuízo ao meio ambiente provocado pela avalanche de lama, que do interior mineiro chegou até o mar do Espírito Santo

Repórter Nacional

No AR em 06/11/2018 - 10:07

A lama de resíduos da mineradora Samarco, em Mariana (MG), percorreu 663 km até encontrar o mar, no município de Regência, no Espírito Santo, após o rompimento da barragem do Fundão.

Para a presidente do Ibama, Suely Araújo, apesar de se terem passado três anos da tragédia, ainda não é possível ter certeza  dos danos causados.

A Fundação Renova, criada para sanar os danos da tragédia, fez um programa de monitoramento, que só começou a funcionar no ano passado.

A  bióloga Gabriele Dantas, e analista no programa, explica que o monitoramento é feito de duas formas, uma automática e outra manualmente ao longo de todo o trecho atingindo pelos rejeitos. 230 pontos de monitoramento e coletas estão espalhados no Rio Doce, nos mangues, em praias, lagoas, ilhas e no mar.

Outra ação que demorou a sair do papel foram os estudos de monitoramento da biodiversidade. Eles começaram a ser feitos há um mês.

O biólogo Bruno Pimenta, responsável por essas ações, concorda que elas demoraram muito e diz que não há data ainda para normalizar a situação.

Para Suely, presidente do Ibama, é necessário ainda um prazo de 15 anos para ter resultados mais concretos para ações que estão sendo feitas nas regiões atingidas pelos rejeitos da mineradora Samarco. 

Enquanto isso, o dia 5 de novembro de 2015 está na lembrança dos brasileiros como a data do maior desastre ambiental já registrado no país. Principalmente na memória daqueles que perderam um parente, um lar, uma identidade.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (6):


 

Confira também nesta edição:

-  Equipe de transição do governo Bolsonaro já está instalada em Brasília.

-  Presidente eleito pretende articular aprovação da Reforma da Previdência para ainda este ano

-  Câmara e Senado comemoram os 30 anos da Constituição Federal com sessão solene

-  Número de acidentes em rodovias federais cai 21% durante o feriadão

Criado em 06/11/2018 - 10:28

Mais do programa