Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pedido de vista de Gilmar Mendes adia julgamento de pedido de liberdade de ex-presidente Lula

Defesa avalia que o julgamento de Lula, pelo ex-juiz federal Sérgio Moro, foi injusto, porque o futuro ministro da Justiça teria sido motivado por questões políticas

Repórter Nacional

No AR em 05/12/2018 - 08:21

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal julga hoje (05) mais um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um pedido de vista feito pelo ministro Gilmar Mendes adiou, por tempo indeterminado, o julgamento do novo habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Segunda Turma do STF. A defesa avalia que o julgamento de Lula, pelo ex-juiz federal Sérgio Moro, foi injusto, porque o futuro ministro da Justiça teria sido motivado por questões políticas.

No habeas corpus, a defesa pede que Sérgio Moro seja considerado impedido, que o processo seja anulado e que o ex-presidente seja libertado. O relator, Edson Fachin, destacou que ninguém está acima da lei e que os membros do Judiciário devem dar exemplo. E criticou a forma como os advogados agiram. Para Fachin, o pedido de habeas corpus apresentado não reúne provas convincentes de que a conduta de Moro desrespeitou o devido processo legal.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou que a defesa espera que o julgamento seja retomado o quanto antes. E acrescentou que a estratégia é apontar possíveis erros no processo.

Também nessa terça-feira, o próprio Sérgio Moro foi questionado sobre o julgamento. O ex-juiz respondeu que o assunto compete ao Judiciário e agora ele faz parte do Poder Executivo. Por isso, não iria comentar.

 

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (05) no player abaixo:

- Presidente eleito diz que fim do Ministério do Trabalho não mexe nos direitos dos trabalhadores;

-  Reforma da Previdência pode ser fatiada;

-  Câmara aprova que agressor pague SUS por vítima de violência doméstica;

-  Apesar de recuo de governo, coletes amarelos continuam convocação para novos protestos.


 

 

Tags:  HC lula STF

Criado em 05/12/2018 - 08:33

Mais do programa