Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Venezuela amanhece com dois presidentes: Nicolás Maduro e Juan Guaidó

Nicolás Maduro rompe relações com os Estados Unidos e diz que permanece no poder

Repórter Nacional

No AR em 24/01/2019 - 07:30

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro deu até sábado para diplomatas dos Estados Unidos saírem do país. Em um pronunciamento na sede do governo, o Palácio Miraflores, Maduro anunciou o rompimento das relações políticas e diplomáticas com Washington.

Nessa quarta-feira (23), milhares de venezuelanos foram às ruas da capital, Caracas, e de outras cidades, em protestos a favor e contra o governo do país. De acordo com organizações não governamentais, muitas manifestações resultam em confrontos com a polícia e ao menos um adolescente, de 16 anos, foi morto em um dos protestos.

Em um ato contra Nicolás Maduro, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o deputado Juan Guaidó, se declarou presidente da República em exercício. Considerado o principal líder da oposição, Guaidó se comprometeu a assumir o poder interinamente e promover eleições gerais.

A expulsão dos diplomatas dos Estados Unidos foi uma reação de Nicolás Maduro à manifestação do presidente norte-americano Donald Trump que, em uma mensagem no Twitter, reconheceu Juan Guaidó como presidente em exercício da Venezuela e chamou Maduro de ilegítimo.

Ouça o Repórter Nacional (7h30), de quinta-feira (24):

Outros destaques desta edição:

- Ministro da Casa Civil apresenta metas prioritárias do governo federal para os primeiros 100 dias

- Vários países declaram apoio ao oposicionista venezuelano como presidente interino entre eles, Brasil e EUA

- Ministro do Meio Ambiente critica excesso de demarcação de terras indígenas

Criado em 24/01/2019 - 08:42

Mais do programa