Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instalação da CCJ deve ser antecipada para debate da reforma

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer antecipar a instalação da Comissão de Constituição e Justiça para debater a reforma da Previdência

Repórter Nacional

No AR em 21/02/2019 - 12:00

A expectativa de líderes partidários da Câmara dos Deputados era de que as 25 comissões temáticas da casa fossem instaladas depois do carnaval. Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer antecipar a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, para próxima terça-feira (26).

É na CCJ onde começa a tramitação da reforma da previdência. A comissão debate se há inconstitucionalidade nos projetos, sem entrar no mérito das propostas. O líder do DEM na Câmara, deputado Elmar Nascimento, acredita que é possível até mesmo instalar as 25 comissões já na próxima semana.

Já o vice-líder do PT na Casa, deputado Carlos Zarratini, duvida que a CCJ seja instalada antes do carnaval porque a negociação pela presidência das comissões costuma ser feita em bloco e muitas ainda estão em disputa pelos partidos. De qualquer forma, Zarratini ressalta que a obstrução da oposição contra a reforma vai começar já na CCJ.

A reforma da previdência tem um longo caminho de tramitação na Câmara. Após a CCJ, será criada a comissão especial que vai ter um prazo de 40 sessões do Plenário para apresentar emendas com alterações ao texto e votar a matéria. Só então é que a proposta será analisada pelo plenário, onde precisa de 308 votos para ser aprovada.

Ouça o Repórter Nacional:

 

Criado em 21/02/2019 - 14:22

Mais do programa