Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Audiência na CCJ sobre Reforma da Previdência acaba após bate boca

Paulo Guedes estava presente na reunião que durou mais de seis horas

Repórter Nacional

No AR em 04/04/2019 - 07:56

A audiência pública para discutir a proposta de Reforma da Previdência terminou do mesmo jeito que começou: com confusão!  Depois de ser provocado pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR), o ministro Paulo Guedes reclamou de desrespeito e o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), resolveu encerrar a reunião.

Por mais de seis horas, o ministro da Economia Paulo Guedes respondeu as perguntas dos parlamentares e, já no início, a audiência foi marcada por muito bate-boca entre o ministro e os deputados da oposição.

Paulo Guedes afirmou que o Brasil gasta 10 vezes mais com aposentadorias do que com educação, e destacou que a despesa que mais pressiona o déficit das contas públicas é a Previdência e que esse sistema está condenado. O ministro comparou a Previdência a um avião com quatro bombas. 

Mas as propostas de Guedes foram questionadas. O líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que o texto é injusto. Paulo Guedes rebateu às criticas dizendo que o atual modelo de previdência é uma fábrica de desigualdades e que que a PEC enviada pelo governo retira privilégios.

Diante das críticas sobre a proposta de mudança no texto do pagamento do Benefício de Prestação Continuada e reforma dos militares, Guedes respondeu que os parlamentares podem propor alterações no texto. O ministro também recebeu apoio. Como do deputado líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

A reforma está na primeira etapa da tramitação na Câmara. É na CCJ que os deputados analisam se a PEC está de acordo com a Constituição. Nesta quinta-feira (04), a CCJ recebe juristas para debater o texto.

Ouça o Repórter Nacional (7h30) quinta-feira (4):

 

Outros destaques desta edição:

- Mudanças na aposentadoria estão na pauta do encontro do presidente Jair Bolsonaro com dirigentes de partidos nesta quinta-feira

- Senado aprova proposta do Orçamento Impositivo que volta à Câmara

- Justiça manda Vale pagar pensão e seguro saúde a vítimas de Brumadinho

Criado em 04/04/2019 - 08:16

Mais do programa