Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça mantém prisão de nove militares envolvidos na morte de músico no Rio

O corpo do músico Evaldo dos Santos Rosa foi sepultado nesta quarta-feira no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, Zona Norte do Rio.

Repórter Nacional

No AR em 10/04/2019 - 19:11

A Justiça Militar converteu em preventiva a prisão em flagrante de nove dos dez militares do Exército presos por atirar contra um carro, matar o músico Evaldo dos Santos Rosa e ferir duas pessoas em Guadalupe, na zona oeste do Rio de Janeiro.  Um dos soldados vai responder ao Inquérito Policial Militar em liberdade.

Na audiência de custódia realizada na tarde desta quarta-feira, o  Ministério Público Militar alegou que  os fatos retratam em tese homicídio doloso e tentativa de homicídio. E que todos atestaram que atiraram, exceto o soldado Leonardo Delfino, que será solto.

O procurador de Justiça Militar Luciano Gorrilhas afirmou também que regras de engajamento padronizadas pelo exército foram descumpridas, como a de atirar somente em direção a alguém claramente identificado e direcionar tiros para membros inferiores. Segundo o procurador, os militares afirmaram nos autos que confundiram o carro com o de assaltantes e efetuaram os disparos.

O advogado de Defesa dos dez militares, Paulo Henrique Mello,  considerou a decisão uma ilegalidade já que os militares foram indiciados na prisão em flagrante com base na suposta quebra de hierarquia e descumprimento de regras, que tem pena máxima de seis meses de detenção. Ele afirmou que vai recorrer da decisão.

O Comando Militar do Leste divulgou uma nota após a audiência de custódia na qual  reitera o compromisso do Exército Brasileiro com o absoluto respeito à dignidade humana, jamais admitindo ou compactuando com eventuais condutas em conflito com tal postura.

A nota ressalta ainda  que, após desinformação inicial, prontamente corrigida, o Comando Militar do Leste, tem acompanhado o desenrolar dos fatos, pautado pela prudência e pela isenção na divulgação das informações, em respeito a princípios constitucionais e ao devido processo legal.  E que cabe exclusivamente à Justiça Militar da União se pronunciar acerca das próximas etapas processuais.

Também são destaques do Repórter Nacional Edição das 18h dessa quarta-feira, 10:

 - Campanha Nacional Contra a Gripe começou hoje em todo o país. A meta é imunizar 58 milhões de pessoas até 31 de maio

- Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados terá até três dias para debater sobre o parecer da reforma da previdência

- Ministro da Infraestrutura diz que maior número de pontos na carteira de motorista vai ajudar a punir infrações de trânsito mais graves

- Governo do Pará pede apoio federal para reconstrução da ponte sobre o rio Moju

 

Criado em 10/04/2019 - 19:13

Mais do programa