O Ministério da Economia anunciou que vai publicar este mês portaria para dar validade jurídica à carteira de trabalho eletrônica. Na prática, o documento vai dizer como será a transferência das informações contidas na atual carteira de trabalho de papel para o meio eletrônico.
De acordo com o Secretário Adjunto do Trabalho, Ricardo Moreira, o objetivo é que a transição do documento em papel para o meio digital seja feita de forma tranquila.
Com o documento eletrônico, as empresas vão poder fazer anotações digitalmente. Os trabalhadores não vão precisar entregar a carteira de trabalho física.
E o trabalhador pode ser contratado, apresentando apenas o número do CPF válido.
Quem quiser solicitar uma carteira de trabalho digital, é só procurar, na loja de aplicativos do próprio celular, por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar. Depois, o usuário pode acessar uma das quatro opções: entrar, solicitar 1ª via, solicitar 2ª via e perguntas frequentes.
Quem ainda não tiver a senha, precisa criar uma, clicando em Primeiro Acesso no Cidadão.Br ou, se cadastrar.
O ministério da Economia informa ainda que a troca está ocorrendo de forma gradual. Mais informações podem ser encontradas no site da pasta.
Ouça o Repórter Nacional (7h30) desta quarta-feira (12):
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