Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congresso deve votar hoje Medida Provisória da Liberdade Econômica

Governo defende que as medidas vão desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios no Brasil

Repórter Nacional

No AR em 13/08/2019 - 09:09

Previsto para ser votado hoje e prestes a perder validade, o texto da medida provisória da liberdade econômica ganhou nova redação do relator, o deputado Jerônimo Goergen, e deve ser votada nesta terça-feira. O parlamentar enviou uma nova redação após passar pela Comissão Mista, retirando alguns pontos que considerou polêmicos. Mesmo assim, acredita que vai ter embate em plenário.

Jerônimo Goergen disse que antes do plenário, encontrou com deputados para ajustar a votação e ouvir sugestões sobre a matéria.

Entre os pontos retirados do texto está o que trata da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A MP do governo federal não obrigava empresas ou locais de obras com menos de 20 trabalhadores, a terem essa comissão. O relator entendeu que esse ponto seria polêmico.

Já entre as propostas incluídas pelo relator, está a possibilidade de a empresa conceder um domingo de folga a cada 7 domingos trabalhados. Na comissão mista do Congresso, foi aprovado um intervalo de quatro domingos. Mas, segundo o relator, isso não muda, na prática.

Outro ponto previsto pela Medida é a possibilidade da abertura de novas empresas, sem o alvará de funcionamento, desde que a atividade exercida não traga riscos.

A MP da Liberdade Econômica foi enviada pelo governo ao Congresso Nacional no final de abril e perde a validade no dia 27. O governo defende que as medidas vão desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios no Brasil.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (13):

 

Outros destaques desta edição:

-  Ministro Paulo Guedes diz que economia estagnada não se conserta em 5 meses e pede mais tempo para governo apresentar resultados      

- CCJ do Senado deve definir hoje o cronograma da tramitação da reforma da previdência

- Lava Jato é prorrogada por mais um ano

- Aeroporto de Hong Kong reabre, mas é novamente ocupado por manifestantes pró-democracia

Criado em 13/08/2019 - 09:23

Mais do programa