Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sarampo: governo faz alerta para que crianças sejam vacinadas antes de viajar

Crianças que estão com viagens marcadas para cidades onde ocorre surto de sarampo devem ser vacinadas pelo menos 15 dias antes de embarcar

Repórter Nacional

No AR em 15/08/2019 - 09:53

Quarenta e três cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão em surto ativo de Sarampo: o alerta é principalmente para as crianças de 6 meses a 1 ano que vão visitar esses locais. A orientação do Ministério da Saúde é que os responsáveis pelos pequenos procurem os postos de vacinação pelo menos 15 dias antes de viajar para uma dessas cidades.

Segundo o ministério, a imunização interrompe a cadeia de transmissão do vírus do Sarampo no país, e essas 43 cidades vêm apresentando crescimento no número de casos confirmados da doença.

As crianças de 6 meses a um ano devem ser vacinadas antes de ir a essas cidades com a chamada dose Zero. Mas o ministério alerta que ela não substitui e nem é válida para o calendário de vacinação. Por isso, os responsáveis devem, de qualquer forma, levar os pequenos para tomar a 1ª dose da tríplice viral, com 1 ano e a 2ª dose da tetra viral com 1 ano e 3 meses. Lembrando que, nesses casos, a vacina tem que ser aplicada, independente da região onde a criança mora ou para onde vai viajar.

A tríplice é distribuída de graça e está disponível nos mais de 37 mil postos de vacinação do país. Além do sarampo, também protege contra rubéola e caxumba.

O Ministério da Saúde registrou, entre 5 de maio e 3 de agosto deste ano, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil. Desses, 901 somente no estado de São Paulo. Rio de Janeiro confirmou 5 casos e Bahia 1.

A lista das 43 cidades com surto ativo de sarampo está disponível no site do Ministério da Saúde. 

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (15):

 

Outros destaques desta edição:

- Projeto que define crime de abuso de autoridade é aprovado e vai à sanção.

- Receita começa a liberar hoje dinheiro do terceiro lote do imposto de renda 2019

- Polícia indicia filhos de Flordelis no caso da morte do pastor Anderson do Carmo

- Avião com mais de 200 a bordo faz pouso de emergência na Rússia. 23 pessoas ficaram feridas

Tags:  Sarampo

Criado em 15/08/2019 - 10:05

Mais do programa