Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bolsonaro inaugura usina fotovoltaica flutuante na Bahia

Esse é o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de tecnologia flutuante, no país, em reservatório de hidrelétrica

Repórter Nacional

No AR em 06/08/2019 - 08:26

Um projeto que gera energia limpa e pode receber R$ 15 bilhões, em investimentos: é a Usina Fotovoltaica Flutuante, que gera energia solar. A primeira etapa da estrutura foi inaugurada nesta segunda-feira (5), na cidade de Sobradinho, Norte da Bahia, com a participação do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, esse tipo de tecnologia é bem-vinda, porque tem maior potencial de geração elétrica.

Esse é o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de tecnologia flutuante, no país, em reservatório de hidrelétrica. A obra é da CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, que vai investir, no total, R$ 56 milhões.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, explicou que a geração de energia com as placas sobre a água tem muito mais eficácia.

Também foi assinada nessa segunda-feira a autorização para a segunda etapa do projeto, que será uma nova usina solar flutuante, no Reservatório de Sobradinho.

O nome usina flutuante é devido ao posicionamento das placas solares, que flutuam sobre a água do reservatório, ligadas ao fundo por meio de cabos. A primeira etapa, por exemplo, tem quase 4.000 mil placas, numa área de 11 mil metros quadrados, maior que a área de gramado do Estádio do Maracanã.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (6):

 

Outros destaques desta edição:

- Reforma da previdência volta hoje ao plenário da Câmara para iniciar votação em 2º turno

- Antecipação de 13º para aposentados e pensionistas todos os anos vai estar prevista em lei

- Maioria dos estados brasileiros não têm informações sobre a solução de homicídios

- Depósitos automáticos do FGTS começam em setembro

Criado em 06/08/2019 - 08:41

Mais do programa