Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bancos vão criar novas regras para dar mais seguranças aos clientes de crédito consignado

Ideia é que as mudanças comecem a valer em 2020

Repórter Nacional

No AR em 25/09/2019 - 07:00

Os bancos divulgaram uma autorregulação para o crédito consignado que eles prometem colocar em prática a partir do dia 2 de janeiro do próximo ano. Entre as novas regras, está uma que permite ao consumidor cadastrar o telefone para não receber mais ligações oferecendo este tipo de produto.

Também será possível acessar um banco de dados com o perfil do vendedor para saber se ele tem reclamações registradas, como explicou Isaac Sidney, o vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A autorregulação prevê multas e punições para os vendedores e instituições que não respeitem as regras. Ao todo, mais de 274 mil pessoas trabalham oferecendo crédito consignado no Brasil. Esse mercado já responde por quase 19% de todos os empréstimos contratados no país. 

Por ter os menores juros do mercado, o crédito do tipo consignado seduz muita gente. A empregada pública Monique Sinaid conta que sempre que precisa recorre a esse tipo de empréstimo.

Os bancos informam que a média de juros cobrado no consignado é de 1,77% ao mês. A taxa é baixa se considerado outras modalidades porque a parcela é paga com desconto direto na folha de pagamento, sem risco de calote para o banco. A planejadora financeira Gabriela Vale faz o alerta de que o risco para o consumidor está justamente na facilidade em contrair esse tipo de empréstimo.

O secretário de defesa do consumidor do Ministério da Justiça, Leonardo Timm, explica que o estado pode usar as normas criadas pelos bancos para aplicar sanções caso haja descumprimentos.

O INSS informou que quem não aderir ficará proibido de firmar contrato com aposentados, que representam 37% do total dos clientes de consignados.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (25):

Outros destaques desta edição:

- Bolsonaro reafirma na ONU soberania do Brasil sobre a Amazônia e fala sobre retomada do crescimento econômico

- AGU cria força tarefa para ajudar no combate à exploração ilegal das áreas de florestas  

- Congresso derruba 18 vetos  à lei de abuso de autoridade

- Com nova onda de ataques Governo do Ceará transfere 257 presos para presídios federais

 

Criado em 25/09/2019 - 08:39

Mais do programa