Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oferta de cursos superiores EAD ultrapassa vagas presenciais

Dados foram divulgados pelo MEC e é a primeira vez que isso ocorre no Brasil

Repórter Nacional

No AR em 20/09/2019 - 07:00

No Censo da Educação Superior 2018, divulgado nesta quinta-feira, pelo MEC, o número de alunos que frequentaram cursos a distância foi, pela 1ª vez também, maior do que o número de alunos dos cursos presenciais. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, isso se deve à melhora nas tecnologias.

Entre os estudantes da rede privada, 45% escolheram o ensino a distância, o chamado EAD. Enquanto essa modalidade ofereceu mais de sete milhões de vagas no ano passado, foram mais de 6 milhões oferecidos para a graduação presencial.

O levantamento mostra, ainda, que, no Brasil, dos cerca de oito milhões de alunos do ensino superior, 75%, ou seja, seis milhões, estavam na rede particular. Os outros dois milhões estudam em universidades federais, estaduais ou municipais. Entre os que estudam em faculdades pagas, quase 47% têm algum tipo de financiamento, como PROUNI e FIES. 

Alexandre Lopes também explica que o grau de desistência também chama atenção, principalmente nos cursos de Licenciatura. Segundo ele, nos cursos de física, por exemplo, a cada dez estudantes que se matriculam, apenas dois se formam.

O levantamento também revela que o Brasil tem mais de 2.500 instituições de graduação, e que o rendimento no ENEM 2017 foi melhor entre os estudantes de ensino público federal.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (20):

 

Outros destaques desta edição:

- Bolsonaro diz que a soberania nacional vai ser o foco do discurso que ele fará na ONU na semana que vem   

- Davi Alcolumbre vai questionar o STF sobre ação da Policia Federal no gabinete do senador Fernando Bezerra

- Pesquisa da CNT mostra redução do número de mortes nas rodovias brasileiras

- Pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, volta a operar amanhã

Tags:  EAD enem2019 Enem

Criado em 20/09/2019 - 09:30

Mais do programa