Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MP garante pensão vitalícia a vítimas de microcefalia provocada pelo zika vírus

Medida deve alcançar mais de três mil crianças brasileiras de baixa renda, nascidas entre 2015 e 2018

Repórter Nacional

No AR em 05/09/2019 - 09:01

Presente na cerimônia de assinatura, nesta quarta-feira, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, explicou que a ideia é conceder a pensão especial apenas para os casos provocados pelo zika, devido à responsabilidade do Estado e por limitações financeiras. Por esse motivo, pediu aos parlamentares que não modifiquem o texto original.

O mesmo pedido foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, também no evento.

A medida deve alcançar mais de três mil crianças brasileiras de baixa renda, nascidas entre 2015 e 2018, que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada, devido à microcefalia, em decorrência do vírus da Zika. O valor é de um salário mínimo, o mesmo do BPC.

Ingrid Graciliano Guimarães, presidente da associação Pais de Anjos da Bahia, é mãe de Nicole, que nasceu com microcefalia. Presente na cerimônia, disse, emocionada, que a medida é o começo da conquista dos direitos dessas famílias.

Lembrando que a família que optar pela pensão vitalícia, deve abrir mão do BPC, porque não é permitido o acúmulo dos dois benefícios.

Segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a MP vai permitir que os responsáveis pela criança trabalhem e aumentem a renda familiar, o que não é possível com o BPC.

Para pedir a pensão especial, os responsáveis pela criança com microcefalia devem procurar o INSS. Os pequenos passam por uma avaliação médica, para verificar se  o caso tem a ver com o surto do Zika que ocorreu no Brasil nos últimos anos.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (05):

 

Outros destaques desta edição:

- Termina hoje prazo para o presidente Jair Bolsonaro sancionar a Lei de Abuso de Autoridade. Ele já anunciou que vai acolher sugestões de veto     

- Câmara aprova projeto que altera regras eleitorais

- CCJ do Senado aprova relatório da reforma da previdência que vai agora ao plenário da Casa

- Parlamentares britânicos aprovam lei para impedir Brexit sem acordo e rejeitam novas eleições

Tags:  microcefalia

Criado em 05/09/2019 - 09:18

Mais do programa