Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo estuda facilitar comprovação de vida no INSS

Quem recebe benefício da Previdênia Social sabe que todo ano é preciso provar que está vivo. Se isso não for feito, o pagamento pode ser suspenso

Repórter Nacional

No AR em 23/09/2019 - 08:47

A novidade é que, ainda este ano, a prova de vida pode ser feita pelo telefone celular, se o beneficiário tiver um aparelho mais moderno, como o smartphone.

Basta abrir o aplicativo Meu INSS e usar a impressão digital ou o reconhecimento facial, da mesma forma que usa para desbloquear a tela do celular. O sistema de reconhecimento biométrico do INSS foi desenvolvido pela Dataprev.

O diretor de Relacionamento e Negócio da Dataprev, André Côrte, destaca que usar a biometria para fazer a prova de vida é mais confortável e seguro.

O diretor da Dataprev destaca, ainda, que o uso da digital e do reconhecimento facial reduz a chance de fraude na prova de vida.

O sistema foi testado por 700 pessoas, em 15 cidades, durante os meses de agosto e setembro. Nesse período, apresentou alguns problemas para reconhecer a biometria. André Côrte disse que a equipe da Dataprev trabalha para corrigir as falhas antes de começar a aceitar essas novas formas de prova de vida.

Todo mundo que recebe benefício do INSS precisa fazer a prova de vida uma vez por ano, para evitar a suspensão do pagamento. Em alguns casos, a prova pode ser feita por um representante. Isso ocorre quando o beneficiário mora fora do país, tem alguma doença contagiosa, apresenta dificuldade para se movimentar ou tem mais de 80 anos.

Em alguns casos, o INSS pode agendar uma visita para fazer a prova de vida na casa da pessoa. Se você tiver alguma dúvida, ligue para a Central 135.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira ( 23):



Outros destaques desta edição:

- Bolsonaro vai à ONU falar da soberania nacional na Amazônia     

- Cúpula do Clima termina hoje em Nova Iorque com sugestões para diminuir o aquecimento global

- Plenário do Senado vota primeiro turno da Reforma da Previdência na terça-feira

- Policiais envolvidos na ação que vitimou a menina Agatha serão ouvidos hoje

Criado em 23/09/2019 - 08:57

Mais do programa