Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

CCJ do Senado rejeita destaques e reforma da Previdência vai a plenário         

Texto está previsto para ser votado ainda nesta terça-feira (1º)

Repórter Nacional

No AR em 01/10/2019 - 18:00

O texto da reforma da Previdência foi aprovado nesta terça-feira (1º) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) do Senado por 17 votos a nove. Os destaques foram rejeitados para evitar alterações na proposta, o que obrigaria a proposta a retornar para análise da Câmara. Quem esteve no Congresso nesta tarde foi o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ele foi agradecer ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pela condução dos trabalhos.

Já o presidente do Senado está bem mais otimista. Ele disse que espera concluir a votação de todo o primeiro turno ainda nesta terça-feira, por volta das 22h. Alcolumbre disse que o plenário será um espelho da votação na CCJC e que, como na comissão os destaques foram rejeitados, no plenário, a tendência deverá ser a mesma. Ele quer colocar o segundo turno em votação lá pelo dia 8 de outubro.

Agora, a PEC paralela, aquela que, entre outros pontos, inclui estados e municípios na reforma da Previdência, está atrasada. Alcolumbre explicou que, como foi priorizada a PEC principal, a PEC paralela acabou ficando com um descompasso de 15 dias. Ele ainda disse que uma medida provisória deverá ser editada, mas aí falando de outro assunto, de cessão onerosa. Alcolumbre afirmou que amanhã (2) vai conversar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para articular uma proposta de medida provisória que possa resolver um impasse: a divisão dos recursos da exploração do petróleo entre estados e municípios.

Também são destaques do Repórter Nacional - edição das 18h desta terça-feira (1º):

- Trabalhadores já podem aderir ao saque-aniversário do FGTS;

- Polícia Federal cumpre decisão de reintegração de posse em terra indígena no Pará;        

- Ex-presidente da França, Nicolás Sarkozy, será julgado por suposto financiamento ilegal de campanha em 2012

Criado em 01/10/2019 - 19:05

Mais do programa